Aditivos podem melhorar o desempenho do seu carro. Veja como.
Os aditivos são elementos primordiais para o bom funcionamento do carro. Eles contribuem com inúmeras funções, principalmente em estações extremas como verão e inverno, que podem comprometer o funcionamento do motor. Geralmente usados com água no sistema de arrefecimento, os aditivos podem ser o diferencial para evitar que o motor do veículo seja corroído por ferrugens ou por sujeiras que vão se acumulando, visto que os aditivos também contribuem para a limpeza do motor.
Existem três tipos diferentes de aditivos que contribuirão para que você possa fazer a troca dos líquidos presentes no sistema de refrigeração do carro, evitando também o superaquecimento e dando mais desempenho ao motor. São eles: Tecnologia de Ácidos Inorgânicos (IAT), Tecnologia de Ácidos Orgânicos (OAT) e Tecnologia de Ácidos Orgânicos Híbridos (HOAT). Abaixo explicaremos qual a função de cada um:
Tecnologia de Ácidos Inorgânicos (IAT)
O mais comum e antigo entre os três, ele geralmente pode ser encontrado na cor verde brilhante e foi muito utilizado nos veículos produzidos nos Estados Unidos durante as décadas de 20 e 90. Este tipo de aditivo deve ser trocado a cada 50 mil quilômetros ou no prazo de dois anos. Ele contribui principalmente para evitar a corrosão, além da limpeza na parte interna do motor. Sua composição é de silicatos e inibidores corrosivos de fosfato.
Tecnologia de Ácidos Orgânicos (OAT)
Um forte aliado contra a corrosão, mas que também atua impedindo a ferrugem, este tipo de aditivo é ideal para motores mais potentes, devido a sua vida útil bem acima do IAT: são 250 mil quilômetros ou cinco anos para fazer a limpeza e troca do aditivo. Não contém silicato e fosfato.
Tecnologia de Ácidos Orgânicos Híbridos (HOAT)
Com uma variedade de cores, esta é a principal tecnologia em aditivos para motores com a ação de silicatos que contribuem contra a corrosão e oxidação. Assim como seu antecessor, o OAT, é recomendado para os mesmos 250 mil quilômetros ou cinco anos.
Escolhendo o ideal
Para você saber qual é o tipo específico para o seu motor, é preciso consultar o manual do veículo. As montadoras discriminam o aditivo para cada tipo de modelo e ano, por isso você precisará estar atento a qual é a melhor opção para seu automóvel. Aditivos que prezem pelo desenvolvimento do carro, como os específicos para o óleo motor e para o combustível também precisarão de acompanhamento do manual ou de um mecânico especializado.
Os aditivos variam para carros populares, sedans, SUVs e caminhonetes, mas não apresentam características singulares. Por exemplo, veículos pesados como as caminhonetes antigas necessitavam de anticorrosivos, mas com as novas tecnologias de arrefecimento, elas passaram a ser substituídas pelas tecnologias OAT e HOAT.
Montadoras como a Volkswagen, Fiat, Ford, Jeep, Nissan, Peugeot, BMW, Audi, Hyundai, Toyota, entre outras, recomendam aditivos parecidos para todos os seus modelos, variando pelo modelo e ano de cada carro. Caso tenha dúvidas em qual modalidade de aditivo contratar, entre em contato com a fabricante do seu carro ou dê uma olhada no manual: lá você terá as instruções necessárias e saberá como cuidar da melhor forma do seu carro.
Fonte: Blog do Takao/Blog contagem motorpeças/Revista 4 rodas
Aditivos podem melhorar o desempenho do seu carro. Veja como.
Os aditivos são elementos primordiais para o bom funcionamento do carro. Eles contribuem com inúmeras funções, principalmente em estações extremas como verão e inverno, que podem comprometer o funcionamento do motor. Geralmente usados com água no sistema de arrefecimento, os aditivos podem ser o diferencial para evitar que o motor do veículo seja corroído por ferrugens ou por sujeiras que vão se acumulando, visto que os aditivos também contribuem para a limpeza do motor.
Existem três tipos diferentes de aditivos que contribuirão para que você possa fazer a troca dos líquidos presentes no sistema de refrigeração do carro, evitando também o superaquecimento e dando mais desempenho ao motor. São eles: Tecnologia de Ácidos Inorgânicos (IAT), Tecnologia de Ácidos Orgânicos (OAT) e Tecnologia de Ácidos Orgânicos Híbridos (HOAT). Abaixo explicaremos qual a função de cada um:
Tecnologia de Ácidos Inorgânicos (IAT)
O mais comum e antigo entre os três, ele geralmente pode ser encontrado na cor verde brilhante e foi muito utilizado nos veículos produzidos nos Estados Unidos durante as décadas de 20 e 90. Este tipo de aditivo deve ser trocado a cada 50 mil quilômetros ou no prazo de dois anos. Ele contribui principalmente para evitar a corrosão, além da limpeza na parte interna do motor. Sua composição é de silicatos e inibidores corrosivos de fosfato.
Tecnologia de Ácidos Orgânicos (OAT)
Um forte aliado contra a corrosão, mas que também atua impedindo a ferrugem, este tipo de aditivo é ideal para motores mais potentes, devido a sua vida útil bem acima do IAT: são 250 mil quilômetros ou cinco anos para fazer a limpeza e troca do aditivo. Não contém silicato e fosfato.
Tecnologia de Ácidos Orgânicos Híbridos (HOAT)
Com uma variedade de cores, esta é a principal tecnologia em aditivos para motores com a ação de silicatos que contribuem contra a corrosão e oxidação. Assim como seu antecessor, o OAT, é recomendado para os mesmos 250 mil quilômetros ou cinco anos.
Escolhendo o ideal
Para você saber qual é o tipo específico para o seu motor, é preciso consultar o manual do veículo. As montadoras discriminam o aditivo para cada tipo de modelo e ano, por isso você precisará estar atento a qual é a melhor opção para seu automóvel. Aditivos que prezem pelo desenvolvimento do carro, como os específicos para o óleo motor e para o combustível também precisarão de acompanhamento do manual ou de um mecânico especializado.
Os aditivos variam para carros populares, sedans, SUVs e caminhonetes, mas não apresentam características singulares. Por exemplo, veículos pesados como as caminhonetes antigas necessitavam de anticorrosivos, mas com as novas tecnologias de arrefecimento, elas passaram a ser substituídas pelas tecnologias OAT e HOAT.
Montadoras como a Volkswagen, Fiat, Ford, Jeep, Nissan, Peugeot, BMW, Audi, Hyundai, Toyota, entre outras, recomendam aditivos parecidos para todos os seus modelos, variando pelo modelo e ano de cada carro. Caso tenha dúvidas em qual modalidade de aditivo contratar, entre em contato com a fabricante do seu carro ou dê uma olhada no manual: lá você terá as instruções necessárias e saberá como cuidar da melhor forma do seu carro.
Fonte: Blog do Takao/Blog contagem motorpeças/Revista 4 rodas